Bom Dia, Verônica é uma série de televisão brasileira que estreou em 01 de outubro de 2020 na Netflix. Baseada no romance homônimo de Ilana Casoy e de Raphael Montes (que o escreveram sob o pseudônimo Andrea Killmore), a série conta com um roteiro adaptado por Casoy e Montes, e é dirigida por José Henrique Fonseca.[1] Conta com Tainá Müller, Eduardo Moscovis e Camila Morgado nos papéis principais.
O livro no qual a série é baseada, despertou o interesse da Netflix no ano seguinte, quando Raphael Montes apresentou aos executivos da plataforma, um livro como um dos projetos em que gostaria de trabalhar.[2] Só em 2019 que Ilana e Raphael revelaram que são os verdadeiros autores da obra literária.
É um seriado policial bastante sólido, ainda que meio genérico. No entanto, qualidade não é um problema quando se trata da técnica, visto que o seriado é de altíssimo nível de produção. A direção dá força aos momentos mais gráficos e marcantes com excelência, e a fotografia acerta em cheio ao conduzir o suspense com as cores e luzes macabras dos filmes neo noir.
No geral, Bom Dia, Verônica consegue prender o espectador na cadeira pelo suspense, brutalidade e ação, ao mesmo tempo que conscientiza sobre um dos piores males da sociedade brasileira. A série só faz isso da forma mais segura o possível. Sem voz própria, e sem a ousadia do material-base. É louvável que o programa dê os holofotes à luta contra o abuso doméstico, tema que precisa sim ser trazido a debate com urgência. Mas, como narrativa televisiva, a Netflix se contenta em não ir muito além de passar a mensagem.
Caracterização: Tayce Vale
Coordenação de Caracterização: Edge Schaydegger
Coordenação de Caracterização: Edge Schaydegger